quarta-feira, março 25

Aqui não há pipocas #18












Título: Gran Torino
Realização: Clint Eastwood
Elenco: Clint Eastwood, Cristopher Carley, Bee Vang, Ahney Her, Geraldine Hughes, John Carrol Linch
Nacionalidade: EUA, 2008
Duração: 116 minutos

Igual a si mesmo. Clint Eastwood há muito que nos habituou a boas histórias em excelentes filmes. Eis mais um exemplo com este Gran Torino. No duplo papel de protagonista e actor, o norte-americano ri-se de si e da sua América destruindo e simultaneamente construindo estereótipos instalados naquela(s) sociedade(s).

Gran Torino encerra assim o fim de uma etapa e o consequente início de outra, utilizando o cenário de uma rua como tubo de ensaio e amostra para toda uma realidade cruelmente condicionada por opiniões maniqueístas. Um filme a não perder e o primeiro grande candidato aos Óscares de 2009.

terça-feira, março 10

Aqui não há pipocas #17













Título: In the Valley of Elah
Realização: Paul Haggis
Elenco: Charlize Theron, Susan Sarandon, Tommy Lee Jones, James Franco
Nacionalidade: EUA, 2007
Duração: 121 minutos


A expectativa para este filme provinha do currículo vastíssimo e a respectiva responsabilidade de Paul Haggis. Não se confirmou. Depois de ter ganho dois Óscares com a realização e argumento de Crash, e com tantos belíssimos actores, em In the Valley of Elah, Paul Haggis não consegue fazer mais do que um filme razoável, sem proporcionar nenhuma grande interpretação ou uma profundidade narrativa a que nos habitou com Clint Eastwood.

Este é um filme sobre um país e a forma como o país trata os seus soldados. Mas, mais do que isso, é um filme sobre um pai e um país mobilizados para a guerra. Sobre um filho e a busca de um pai em salvar o que resta da sua dignidade.

Aqui não há pipocas #16











Título: Doubt
Realização: John Patrick Shanley
Elenco: Merryl Streep, Philip Seymour Hoffman, Amy Adams, Viola Davis
Nacionalidade: EUA, 2008
Duração: 104 minutos

Um filme de nome curto a fazer adivinhar o tema. Doubt consegue a proeza de colocar quatro nomes do seu elenco nas nomeações para Óscares da Academia. Com Amy Adams a cumprir sem brilhar e com interpretações absolutamente magníficas de Merryl Streep, Philip Seymour Hoffman e Viola Davis, o filme ganha pela profundidade dramática das suas personagens.

Dirigido por John Patrich Shaley que também assina o argumento adaptado candidato ao prémio da Academia, este filme mostra-nos o poder de uma dúvida. Uma dúvida que é uma crença. Uma desconfiança. Um dogma. Uma dúvida que não deixa dormir. Que mina e envenena. Uma dúvida que domina. Que corrói e corrompe. Que é humana.

sábado, março 7

Aqui não há pipocas #15











Título: Waltz with Bashir
Realização: Ari Folman
Elenco de vozes: Ronny Dayag, Ari Folman, Dror Harazi, Ron Ben-Yishai
Nacionalidade: Israel, 2008
Duração: 90 minutos


Um filme fantástico. A riqueza da animação de mãos dadas com a crua realidade. Este Waltz with Bashir não deixa ninguém indiferente e mostra-nos uma obra de arte sobre a guerra. Uma narrativa simples mas rica para chegarmos a uma palavra também ela simples mas cheia de significado. Genocídio.

A valsa. Como quem foge dos tiros. Como quem foge da realidade. Porque nunca é tarde de mais para lembrar. A nossa vida é memória. E nós somos tudo o que fizemos e deixámos de fazer.